terça-feira, 4 de junho de 2013

Sobre “Mamães e Papais”

     O aluno do curso de Jornalismo da UTP Emerson Machado lança no próximo sábado (8), o livro “Mamães e Papais”. A obra orientada a crianças a partir de oito anos tem como assunto principal os relacionamentos homossexuais entre adultos na visão das crianças.
    Daiane e Priscila são as mães adotivas de Otávio. Daniel e Thiago são os pais adotivos de Taís. As crianças viviam em orfanatos até serem adotadas. E então? O que acontece depois? Como as crianças encaram a situação? E como os adultos se comportam?
    Segundo Emerson Machado, após a regulamentação do Conselho Nacional de Justiça no último dia 14 de maio, que torna a união estável homoafetiva em casamento e assim regulariza o casamento civil igualitário em todo o país, esse tipo de família começará a ser mais vista pelas cidades do país. Por mais que haja protestos de religiosos, não há maneira de “retroceder” esse momento que o Brasil vive. “Ninguém deixará de ser homossexual. Com o casamento homoafetivo legalizado ou não, esse tipo de família irá continuar surgindo no Brasil. É algo natural do ser humano querer constituir uma estrutura familiar”, conta Emerson, autor além do infantil “Mamães e Papais”, de livros juvenis que também tocam em assuntos pouco explorados para os pequenos como a doação de órgãos.
    O livro “Mamães e Papais” é um lançamento da Aaatchim! Editorial e tem ilustrações de Sebastião Nuvens. O enredo toca de forma delicada em um tabu que está começando a ser mais trabalhado e conversado com mais abertura entre os cidadãos brasileiros. Segundo Paulo Venturelli, autor de vários livros infantis e juvenis e ganhador do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) 2013, o livro toca em um assunto difícil, mas com naturalidade, de maneira sensível e com pitadas de humor. “É disto que precisamos: gente corajosa como o Emerson para mostrar que a 'normalidade' é só um conceito burguês baseado em estatísticas e que outras maneiras de viver relações são possíveis e ninhos de felicidade”, diz o renomado autor, que também é professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Emerson Machado tem 21 anos e lançou seu primeiro livro em 2008, "Nevon - O Pacto de Morte". Em 2009, foi a vez do livro juvenil "O Investigador de Sótãos", selecionado pelo PNBE 2011 (Programa Nacional Biblioteca da Escola, do FNDE-MEC). Em 2012, o jovem escritor publicou o juvenil "A Rua Número 12". Durante os anos de 2009 e 2010, Emerson foi aluno do curso de Arqueologia na Universidade Federal de Rondônia. Atualmente cursa Jornalismo na UTP.
Segundo a Aaatchim! Editorial, "Mamães e Papais” é um livro para marcar época. “Esta pequena grande história lida com um tema difícil: as relações homossexuais entre adultos na visão das crianças. Uma narrativa ágil, em linguagem clara e fluente. Uma história para acabar com preconceitos, desfazer equívocos e revelar a nova família que se tornou possível de agora em diante.”

Serviço 
Lançamento do livro “Mamães e Papais”, de Emerson Machado
Local: Livraria Cultura (Shopping Curitiba – Rua Brigadeiro Franco, 2300)
Data: 8 de junho (sábado, das 16 às 19 horas
O evento também terá contação de história com Daphine Augustini.
Informações: (41) 3491-0292 (Livraria Cultura) / (11) 4306-2080 (Aaatchim! Editorial)
Características do livro: 26 x 18 cm, 24 páginas, colorido, R$ 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário